A expectativa do governo é de que até o fim de 2010, 14 milhões de domicílios deverão ter acesso à TV digital, seja por televisores, aparelhos conversores e telefones celulares. Para cumprir a meta traçada para o fim do governo Lula e fazer deslanchar a TV digital, o governo quer que as emissoras de TV e a indústria de aparelhos façam uma campanha para esclarecer a população sobre o novo sistema.
Em reunião nesta quarta-feira do Comitê de Desenvolvimento da TV Digital há muita falta de informação entre os potenciais clientes da TV digital. Esta confusão estaria dificultando a ampliação do novo serviço, que melhora sensivelmente a qualidade da imagem e do som. A reunião, que teve também a presença de integrantes do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital - reunindo fabricantes de equipamentos e emissoras de televisão - foi convocada para fazer um balanço de três meses da inauguração do novo sistema na cidade de São Paulo.
A avaliação foi positiva do ponto de vista técnico. "O sinal está robusto e a cidade está bem coberta", avaliou a fonte. O problema estaria no baixo número de receptores digitais vendidos, que estaria abaixo de 30 mil, contra uma expectativa de 100 mil aparelhos (televisores e conversores). O governo que usar a experiência de São Paulo para evitar que os mesmos erros se repitam nas próximas cidades que receberão a TV digital: Rio de Janeiro, em abril, e Belo Horizonte e Brasília até o fim do primeiro semestre.
Outra decisão tomada foi a de incluir entre os integrantes do Fórum um representante dos varejistas, como as grandes redes de lojas de eletrodomésticos. Atualmente no Brasil existem 90 milhões de aparelhos de TV funcionando no sistema analógico, que deverá continuar convivendo com o sistema digital até junho de 2016.
Na segunda e terça-feira, uma comitiva brasileira liderada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, esteve no Chile negociando a adoção, por aquele país, do Sistema Brasileiro de TV Digital, que tem como base o padrão japonês. A expectativa é de que o Chile decida até o próximo mês que sistema irá adotar.
Fonte: Monitormercantil



Nenhum comentário:
Postar um comentário