Alunos e professores da Escola Municipal Janilde Flores Gaby do Vale (localizada em Hortolândia, interior de São Paulo) são os primeiros a participar dos testes da interatividade da TV Digital numa escola pública.
As aulas são ministradas com exibição de programas pedagógicos audiovisuais, como filmes, documentários e material multimídia.
A TV serve como apoio e complemento para reforçar as lições que foram mostradas durante a aula. O manuseio do equipamente é fácil e simples, bastando apenas acionar os comandos do controle remoto.
O Ministério das Comunicações financia este programa, chamado de Sapsa (Serviço de Apoio ao Professor em Sala de Aula), com os recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações). A responsabilidade pelo desenvolvimento é do CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações.
O Sapsa foi concebido para oferecer aos professores recursos audiovisuais em tempo real. Para operá-lo, os professores passaram por um treinamento. Os testes estão sendo feito com a mais moderna tecnologia sem fio, o WiMax. A experiência vai ser expandida, gradativamente, às demais escolas do município e depois estendida ao resto do país.
"Esta experiência mostra que a TV Digital não transmite somente o sinal, mas permite também a interatividade. A proposta do governo, desde o início das discussões, era incluir obrigatoriamente a educação no projeto da TV Digital”, destaca Hélio Costa.
Para o ministro, as tecnologias de comunicação devem estar sempre à serviço da educação e da inclusão social.
Fonte: Corumbaonline
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário