domingo, 16 de março de 2008

TV Mirante: 21 anos de bom jornalismo

SÃO LUÍS - Uma das afiliadas da Rede Globo que mais se destacam nos programas em rede nacional, a TV Mirante completa hoje 21 anos de atuação no mercado jornalístico. A emissora, que já está se preparando para entrar na era digital, é há quatro anos a afiliada que lidera o ranking de exibição de matérias na Globo News, destacando-se também a nível internacional. A previsão é de que até o final de 2009, a emissora comece a operar com equipamentos 100% digitais.

Com uma programação diversificada e o suporte técnico de 80 profissionais especializados na área de jornalismo, a TV Mirante, que integra o Sistema Mirante, passou a transmitir o sinal da Rede Globo em 1991, e de lá para cá vem desenvolvendo um trabalho, cujo resultado deixa orgulhoso quem integra seu staff.

É o caso de Eveline Cunha, coordenadora do Núcleo de Rede e que trabalha na emissora há 14 anos. Quando olha para trás, a jornalista não percebe que o tempo passou, mas reconhece que muita coisa mudou. “A cada ano que passa, procuramos melhorar ainda mais, e aí percebemos que estamos nos destacando e tendo mais participação em rede, o que muito nos orgulha”, disse ela.

Eveline Cunha acrescenta, ainda, que, com a TV digital, tudo vai mudar na emissora. “Teremos um novo conceito e, para isso, estamos nos preparando. As transformações ocorrerão para os profissionais e também para os telespectadores”, complementou.

Para Michele Cerveira Moraes, prestes a completar oito anos na afiliada, os 21 anos passam como um “filme” e sua percepção aumenta o peso da responsabilidade. “Eu me orgulho de fazer parte desta equipe, pois é muito bom trabalhar aqui. Agora, com a era digital, nossa expectativa é grande, principalmente porque a empresa exigirá mais de nós e estaremos sendo ainda mais vistos por diferentes tipos de públicos”, salientou Michele.

Segundo Patrícia Santiago, que integra a equipe do telejornalismo desde o mês de outubro do ano passado, com a era digital, o jeito de se fazer e de se ver televisão vai mudar. A jornalista, que já integrou outras equipes em diversas partes do país, afirmou que se esforça para garantir a inserção de matérias da TV Mirante em programas nacionais e também a audiência, a exemplo do Mirante Repórter.

“Temos programas que muitas afiliadas não têm. Por essa razão, considero nossa equipe arrojada em termos de esforço para fazer um trabalho bem feito”, frisou Patrícia.

Poder comemorar os 21 anos da TV Mirante integrando sua equipe de profissionais é motivo de orgulho para a estagiária de produção jornalística Patrícia Camargo, que há um ano colabora com a empresa.

“Aqui é uma lua diária, porque é um trabalho que exige muito de você. Tenho aprendido com todos e me sinto bem, porque é realmente o que eu gosto de fazer. É muito gratificante você idealizar uma pauta e depois ver aquele assunto sendo visto pelos telespectadores”, disse Patrícia Camargo.

Com programas jornalísticos que atingem praticamente todos os municípios maranhenses, a TV Mirante busca a produção de matérias que dêem maior visibilidade às regiões maranhenses, com enfoque também sobre as manifestações culturais do estado. Além disso, o jornalismo de rede é planejado diariamente, com a realização de reuniões com os representantes das outras afiliadas. O esforço conjunto faz da emissora um exemplo para as demais.


Qualificação

De acordo com Rômulo Barbosa, diretor de Jornalismo da TV Mirante, para os anos subseqüentes, a palavra chave dentro da emissora será “qualificação”, pois todos os colaboradores, segundo ele, estarão preparados para entrar na era digital, que será o próximo grande desafio da empresa, cuja meta é expandir-se cada vez mais.

“Todos os profissionais que aqui trabalham deverão estar aptos a conviver com essa nova tecnologia. Já compramos o transmissor e a previsão é de que até o fim de 2009 estejamos operando com a TV digital”, finalizou Rômulo Barbosa.

O Estado do Maranhão.

Fonte: Imirante

Nenhum comentário: