quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

TOTVS consolida expansão no mercado brasileiro e internacional

Empresa promove uma série de ações para reforçar presença nos mais diversos segmentos

Por Daniela Silva

O ano de 2007 foi de consolidação da expansão da TOTVS no mercado doméstico e internacional. “A TOTVS vem promovendo e ainda realizará diversas ações para reforçar sua presença nos mais diversos mercados. Com as decisões deste ano, os objetivos também são, ao longo do tempo, sustentar, fortalecer e acelerar o crescimento orgânico da empresa” declara Laércio Cosentino, presidente da TOTVS.

A empresa, líder na atividade de desenvolvimento e comercialização de softwares de gestão empresarial integrada e na prestação de serviços relacionados, no segmento de empresas de médio e pequeno porte no Brasil e na América Latina, encerra o ano com a aquisição da Midbyte Informática S.A e da BCS Informática Ltda., além da criação da TQTVD, uma joint venture na área de TV Digital em parceria com a Quality, e com o início de suas operações na Europa.

As iniciativas estão inseridas em um conjunto de ações que a TOTVS vem realizando para reforçar sua presença nos mais diversos segmentos e consolidar o mercado de software aplicativo.

A Midbyte, especializada no desenvolvimento de software para o varejo, está presente no mercado desde 1989. Com o negócio, anunciado no final de novembro, a TOTVS complementou a oferta de varejo para micro e pequenas empresas e ampliou seu portfólio com os softwares Vitrine Loja e Vitrine Corporativo.

No final do terceiro trimestre deste ano, a TOTVS contava com cerca de 15.700 clientes ativos. A compra da Midbyte agregou à carteira da empresa quase 5.000 clientes e 37 novos participantes das áreas técnica, administrativa e comercial.

Essa aquisição está inserida também em um conjunto de ações da TOTVS que tiveram início em setembro deste ano com o lançamento do RM First, uma nova solução de simples implantação e de fácil migração para o RM/Corpore – solução de software da TOTVS.

Recentemente a empresa criou a TQTVD (TOTVS/Quality para TV Digital), com o objetivo de fornecer um middleware para viabilizar a interatividade na TV Digital brasileira. A TQTVD será responsável pelo desenvolvimento de uma implantação profissional do middleware Ginga, e sua respectiva comercialização.

O middleware é uma camada de software intermediário que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital, como acessar informações de notícias, comprar produtos pela televisão, escolher por qual câmera assistir ao jogo de futebol, etc. O desenvolvimento do middleware para TV Digital complementa a estratégia da TOTVS, integrando as suas soluções atuais ao mercado interativo.

No começo de dezembro, a empresa deu início às operações em Portugal, por meio da EuroTOTVS, e adquiriu a BCS Informática Ltda. – especializada em soluções para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Com o objetivo de ampliar o ritmo de desenvolvimento dos negócios no mercado internacional, a TOTVS – que conta também com operações próprias no México, Argentina e em outros países latino-americanos –, criou em setembro deste ano a Diretoria de Expansão Internacional. As atividades desta diretoria agirão como catalisador da estruturação de novos canais, diretos ou indiretos, em mercados considerados estratégicos.

As apostas da TOTVS são de crescimento dos negócios na Europa. Para impulsionar esse movimento e consolidar sua presença na região, a empresa investiu cerca de um milhão de euros na implantação da EuroTOTVS, que nasceu com um pool de 18 clientes em Portugal e 6 em Angola, 21 participantes envolvidos com a operação e soluções totalmente localizadas e aderentes aos processos e legislações locais.

Já a aquisição da BCS, que possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador e Campinas, agrega à TOTVS mais 300 clientes ativos, 10 mil usuários e mais de 200 participantes.

Avanço no desenho do modelo de distribuição
Para o próximo ano, a empresa quer ganhar mais sinergia e aproveitar a forte presença da marca TOTVS no mercado, reforçando-a. Por isso, transformou as marcas anteriores em produtos, sendo assim as soluções de software serão: Microsiga/Protheus, Logocenter/Logix e RM/Corpore.

No início dos anos 90 a TOTVS criou um modelo de franquias inovador para época: com linearidade de atendimento na venda de software e prestação de serviços. Espalhados por todo Brasil, esses canais garantiam a normatização e propagação dos padrões da Matriz.

Para 2008, a TOTVS anuncia a criação de um canal de Distribuição Inteligente de produtos, ou seja, os canais de distribuição passam a trabalhar integrados através de alianças regionais ou de unidades unificadas com o objetivo de atender os clientes com as marcas/produtos que tenham maior aderência e que permitam um excelente custo x benefício.

“Nada muda. A TOTVS continuará vendendo os produtos Microsiga/Protheus, RM/Corpore, Logocenter/Logix, Vitrine e Sisjur, porém de maneira inteligente, com canais sinérgicos, para saber o que oferecer a cada cliente, nas mais diversas situações”, acrescenta Cosentino.

O executivo reforça ainda, que não ocorrerão alterações quanto ao desenvolvimento e evolução dos produtos. Mas que todos ganham forças como TOTVS, somando um grande “exército” com mais de 5 mil participantes. “Somos uma empresa baseada em pessoas, nossos clientes estão ligados à TOTVS, por confiarem em nossos valores. Com estes novos desenhos vamos conquistar novos clientes em um mercado que já somos líderes”.

TOTVS
A TOTVS é uma empresa de Software, Inovação e Suporte à Gestão, sua atividade essencial é Software complementada com Modelo Expandido de Negócios.

É líder absoluta no segmento de pequenas e médias empresas (SMB), no Brasil e na América Latina. No Brasil, conquistou 50,1% do mercado, e na América Latina possui 22% do mercado de ERP. Foi a primeira empresa do setor de TI da América Latina a abrir capital. Possui uma carteira com mais de 15.700 clientes e conta com o apoio de quase 5 mil participantes.

A TOTVS fornece ao mercado soluções administrativas, sistêmicas, de processos, de desempenho e de infra-estrutura com os seus seis ramos de negócios: Tecnologia, BPO, Consultoria, Infra-estrutura e Educação a Distância. Garantindo, assim, maior competitividade e permitindo a cada cliente focar em sua atividade fim e terceirizar parcialmente sua operação administrativa / sistêmica para a TOTVS.

Fonte: Portalnovidade

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual o sentido de manter tantos produtos similares e praticamente concorrentes numa mesma empresa? A aquisição de carteira de clientes fidelizados a determinadas marcas não permitirá a migração de produtos diversos para uma nova solução de software. Todo um Know how implementado a duras penas pelos clientes através de implantações de ERP muitas vezes traumáticas. Não consigo vislumbrar a atuação futura deste grupo. O que se pretende ralizar para reduzir os custos de operação diante de tantas equipes de desenvolvimento, implantação e suporte. Se cortarem os custos não poderão manter sistemas tão diferentes... e se unificarem os sistemas, assustarão os clientes atuais! Alguem imagina o que esta empresa pretende?

Alberto M. Sato disse...

Adquirindo uma outra empresa eles eliminam um suposto "concorrente", além de adicionar algumas características do produto adquirido no seu, melhorando suas características e a longo prazo, unificar os produtos. Quem faz muito isso é a Microsoft, Cisco, que compra a maioria dos produtos concorrentes.