A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) foi selecionada - entre mais de 40 instituições brasileiras de pesquisa - pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para realizar os ensaios para avaliação de televisores, receptores, transmissores e demais equipamentos relacionados ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).
De acordo com o contrato, os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (Labelo) da PUC receberão 1,5 milhão de reais para a compra de equipamentos e montagem do laboratório específico, que deve iniciar os trabalhos no segundo semestre de 2008.
O desenvolvimento da regulamentação para a avaliação da conformidade será realizado em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Como a tecnologia da TV Digital é recente, o Brasil ainda não dispõe de regulamentação para a avaliação do desempenho e segurança dos equipamentos que comporão SBTVD. O único regulamento que já foi desenvolvido e está em fase de consulta pública é o dos transmissores.
O laboratório da PUC vai realizar os ensaios nos produtos dos fabricantes nacionais e estrangeiros para avaliar se eles podem ser comercializados no Brasil - desde que atendam a legislação, a exemplo do que já é realizado para lâmpadas, fogões, bebedouros, refrigeradores, condicionadores de ar, ventiladores de teto, motores elétricos e outros produtos elétricos.
O processo de escolha das Instituições pela Finep, de acordo com informações divulgadas pela PUC-RS, começou em agosto. A seguir, foram pré-selecionadas 16 instituições, reduzidas a três no processo final - uma da Região Norte (Manaus), uma do Sudeste (Campinas) e a PUC-RS, da Região Sul.
Fonte: Computerworld



Nenhum comentário:
Postar um comentário