segunda-feira, 30 de junho de 2008

ITV oferece nova turma do curso de desenvolvimento em Ginga-NCL

O curso ? Desenvolvimento de Aplicações Declarativas para TV Digital Interativa usando o Middleware Ginga ? vai acontecer em São Paulo, na sede da Faculdade IBTA, na Avenida Paulista, entre os dias 14 e 25 de julho, das 19: 30 às 22: 30. Fruto de uma parceria inédita entre a ITV e o Laboratório Telemídia da PUC-Rio, desenvolvedora do Ginga, o curso fornece os conceitos necessários para a concepção e o desenvolvimento de aplicações para TV digital usando a linguagem declarativa NCL. Ao concluir o curso, o participante saberá construir programas audiovisuais interativos para TV digital, com diversas formas de sincronismo de mídias, interação do usuário e adaptação. O aluno terá domínio das diferentes ferramentas de desenvolvimento e teste de programas audiovisuais utilizando a linguagem NCL, do padrão Ginga. Todo material utilizado no curso é desenvolvido e licenciado pela PUC-Rio.


O curso é voltado para desenvolvedores de conteúdo interativo, jornalistas e produtores, gerentes de interatividade, publicitários, designers, programadores, alunos de comunicação, informática e engenharia. Não são exigidos conhecimentos prévios de programação, mas familiaridade com linguagens de marcação, como HTML e XML ajuda a compreender mais facilmente as aulas.


O Ginga é o middleware, um software que faz a ponte entre o sistema operacional do receptor de TV e as aplicações. Em outras palavras, é a plataforma da interatividade da TV digital brasileira, desenvolvida totalmente no país. É com base nesse software que o conteúdo interativo é desenvolvido. Já a linguagem NCL foi criada pelo Laboratório Telemídia da PUC-Rio e é utilizada para desenvolver aplicações interativas na TV digital.


Fonte: javafree

Nenhum comentário: