O advento da IPTV colaborará para que a penetração da TV paga na América Latina dobre até 2012, segundo pesquisa da TVTelco, empresa focada em TV móvel e mídias digitais e móveis na região.
Nas estimativas da empresa, o número de assinantes deve passar dos 27 milhões em 2007 para 59 milhões nos próximos cinco anos. Destes, 13,48 milhões, ou 22,8%, usarão IPTV e o restante cabo, DTH e MMDS.
O sucesso, do serviço depende, no entanto, dos governos dos países da região. No Uruguai e na Venezuela, por exemplo, onde as operadoras de telefonia são estatais, os governos precisam ver a IPTV como uma política pública de comunicação. Já no México, Argentina e Brasil, são necessárias mudanças nos marcos regulatórios.
Por aqui, caso seja aprovado o Projeto de Lei 29, que permite que as operadoras de telefonia ofereçam a IPTV, a penetração do serviço de TV paga deve mais que triplicar até 2012, passando de 10,4% para 34,5% da população.
A IPTV deve responder por 5,5 milhões dos 18,7 milhões de assinantes previstos. A tecnologia predominante, no entanto, continuará a ser o cabo, que deve crescer mais que duas vezes e meia nos próximos anos, de 3,6 milhões para 9,2 milhões de clientes. Para o DTH, a expectativa é de um salto dos atuais 1,7 milhões para quatro milhões de assinantes.
Fonte: itweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário