domingo, 16 de março de 2008

Palestra esclarece dúvidas sobre TV Digital em Manaus

MANAUS - O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em parceria com a Rede Amazônica, promoveu na noite desta quinta-feira (13) a palestra "TV Digital: Desafios e Oportunidades", no Studio 5 Centro de Convenções.

Estudantes, profissionais da área e interessados no tema puderam conhecer um pouco mais sobre a nova tecnologia de transmissão de sinal. O mestre em telecomunicações do Inatel, Carlos Augusto Rocha, foi quem proferiu a palestra e respondeu às perguntas dos presentes.

As dúvidas mais freqüentes envolviam a interatividade, recurso da TV Digital que vai possibilitar interação do telespectador com a programação. "Durante uma propaganda, se eu quiser o produto, eu vou poder comprá-lo através da interatividade?", questionou Nelson Cruz, industriário. Carlos Augusto respondeu que sim, a compra será possível através de um canal de conexão estabelecida entre a TV e as empresas que exibem anúncios.

Linguagem técnica

O tema ainda é complexo para muita gente. Os termos técnicos ligados à tecnologia de transmissão de dados e os nomes dos equipamentos, entre outros, ainda causam estranheza. É o caso do estudante universitário Milton César, 23.

- Entendi pouca coisa de como se dá o processo, porque tudo é muito técnico, muito restrito a quem já conhece o tema. Ouvi muitas pessoas perto de mim falarem a mesma coisa. Mas acho fenomenal essa evolução tecnológica que vem com a TV Digital - comenta.

Nenhum comentário: