REGIANE SOARES - da Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, durante evento na Toyota, em São Paulo, que pretende atrair para o Brasil empresas japonesas que fabriquem componentes da TV digital.
"Eu estou convencido que, por tudo o que foi discutido, o Brasil terá, junto com o Japão, o modelo de TV digital mais importante e de melhor qualidade de todos os modelos existentes aqui no Brasil e no restante do mundo", afirmou.
Para Lula, "agora é preciso dar seqüência nas conversas que tivemos no Japão, para que a gente possa trazer pra cá indústrias que produzam os componentes para que a gente possa desfrutar desse mercado internacional".
Ontem, no Rio, o ministro Hélio Costa (Comunicações) disse nesta terça-feira que, no mês que vem, chegarão ao mercado conversores para a TV digital sob um custo de R$ 230. Segundo o ministro, o preço dos conversores vem caindo significativamente, e a tendência é que esse ritmo continue nos próximos meses.
Segundo Costa, dois fabricantes de conversores já informaram que disponibilizarão o produto, no Rio de Janeiro, por R$ 230. A expectativa do ministro é que o novo sistema já esteja disponível na capital fluminense em até três meses.
Hélio Costa classificou como bem-sucedidas as vendas dos conversores em São Paulo, que tem acesso à TV digital desde 2 de dezembro. Ele informou que 700 mil televisores já tem acesso ao sistema digital, sendo que 10 mil são aparelhos já convertidos na fábrica.
Costa disse ainda que continua negociando a possibilidade de implementação de uma fábrica de semicondutores, com tecnologia japonesa, no país. Para isso, frisou que deve haver demanda do mercado nacional e latino-americano, e não apenas uma vontade por parte do governo.
Fonte: Folha



Nenhum comentário:
Postar um comentário