sábado, 15 de dezembro de 2007

TV digital traz oportunidades para desenvolvedores de conteúdo

A chegada da TV digital deve abrir um bom leque de oportunidades para os desenvolvedores de conteúdo e aplicações — e mesmo trazer novos participantes para esse mercado. "Teremos mais opções do que se pode imaginar. Chegou uma nova mídia para ser trabalhada, que não acabará com as demais", defende o consultor em telecomunicações Huber Bernal Filho, diretor do Teleco.

Para o especialista, a parte interativa da TV digital, que ainda não está sendo explorada, será outro bom caminho para negócios, apesar de as emissoras provavelmente continuarem baseando suas receitas em publicidade. "Já ouvimos idéias de várias empresas. O Banco do Brasil, por exemplo, que sempre se preocupou em ser uma empresa pioneira em tecnologia, quer desenvolver uma aplicação de home banking para a nova mídia. Mas essa oferta deve contar com segurança, e isso não faz parte das estratégias das emissoras por enquanto", afirma.

Além da segurança, o consultor aponta também a falta de canais de retorno e o preço dos conversores como impeditivos para a prática da interatividade. "No primeiro caso, teria de partir do usuário fechar essa integração por meio de seu celular ou um dispositivo USB, porque as rádio difusoras muito provavelmente não contarão com canais de retorno por enquanto. Elas dependerão de parceiros ou do próprio usuário para realizar ações de marketing ou a venda de produtos, por exemplo", diz Bernal. "Os custos também são um grande problema. O conversor é muito caro, custa acima de R$ 500, e os mais simples e baratos não trazem recursos como memória e poder de processamento suficientes para a interatividade. E os aplicativos deverão ser desenvolvidos com base nos conversores de maior capacidade."

Apesar de considerar o custo do conversor como o ponto mais restritivo do novo sistema de transmissão de sinal, o consultor acredita que a TV digital será adotada por todos, "por falta de opção". "O brasileiro gosta mais de TV do que de geladeira. Se o aparelho está presente em mais de 90% dos domicílios, isso indica que as pessoas vão querer ter TV digital em casa.

Fonte: Decisionreport

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