sábado, 15 de dezembro de 2007

TV Digital é lançada oficialmente no Brasil

Esse fim de semana marcou um novo rumo para a TV Brasileira. Em São Paulo, o presidente Lula fez o lançamento oficial da TV Digital, que, por enquanto, já está em funcionamento em São Paulo.

Num domingo histórico, no salão nobre da antiga estação de trens, o espetáculo inicia a turnê para 1200 convidados, mas que gradativamente vai chegar a 180 milhões de telespectadores. 57 anos depois de sua estréia nos lares, a TV brasileira passa por mais uma grande mudança.

O anúncio foi feito pela respeitosa bancada de ancoras de alguns dos canais de TV. Cada um falou um pouco; em resumo "A TV digital está no ar".

"O brasileiro que já é louco por TV, vai ficar ainda mais, porque a era digital chega para ficar", disse um dos âncoras presentes.

Na comitiva do presidente Lula - acompanhado da esposa, dona Marisa - vieram três ministros e o presidente da Câmara Federal. Os grandes nomes da TV também estavam presentes, e desta vez, comemoraram juntos os pontos - assim como os japoneses, detentores do sistema de TV digital adotado pelo Brasil, felizes com o investimento.

O presidente da Associação Brasileira de Radiodifusores, João Carlos Saad, acredita que este novo período será "uma era mais democrática, nós vamos ter mais canais pra distribuir. Você comprime um canal, então cabe mais gente dentro do mesmo lugar".

Além da alta definição de imagem a TV digital oferece interatividade com o telespectador, que pode até assistir pelo celular. Foi o que fez o ministro das Comunicações, Hélio Costa, logo após o fim da cerimônia.

"É uma grande revolução nas comunicações, e eu acho que só daqui a uns seis meses nós vamos poder avaliar a importância da TV Digital no Brasil", afirmou o ministro.

O serviço, por enquanto só está disponível para os moradores de São Paulo. Em 2009 chega a todas as capitais e em 2016 para todo o país. O conversor de TV Digital é o aparelho necessário para receber o novo sinal, mas o preço é que está fora da "freqüência". Duas empresas já anunciaram valores entre 500 e 1000 reais para cada aparelho.

O governo já está tomando medidas pra estimular a importação do conversor que deve chegar mais barato no comércio. A intenção é reduzir o custo do aparelho para algo em torno de 150 reais.

O presidente Lula explica: "determinei ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que desenvolva um programa de incentivo à implantação da TV Digital no valor de 1 bilhão de reais, ele irá dar apoio à rede varejista para baratear a venda do conversor".

A cerimônia, transmitida ao vivo, terminou com um vídeo comemorativo destacando personagens e momentos marcantes da TV brasileira.

Fonte: Cancaonova

Nenhum comentário: