Os projetos experimentais do curso de jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) –– que concorrem ao Prêmio Losso Netto 2007 –– tiveram como tema na noite de ontem a TV digital e a interatividade com o leitor.
Os grupos que se apresentaram a partir das 19h30 no salão verde do campus Taquaral abordaram a TV digital regional e a revista Sou + Eu. O primeiro grupo –– formado por Carina Padovani, Débora de Souza, Tássia Nicolau, Hélio Francis, Daniel Perondi, Sérgio Moreira, Murilo Laranjeira e Débora Laranjeira –– teve de fazer um exercício de hipóteses a partir da instalação da TV digital em sistema experimental na cidade de São Paulo a partir de 2 de dezembro. “Para a gente foi um pouco difícil porque outros grupos trabalharam em cima de questões práticas e nós tivemos de analisar uma promessa. É que o sistema está só no começo e na região ainda nem foi muito discutido, a grande maioria dos telespectadores ainda tem poucas informações”, conta Carina.
De acordo com o grupo, apesar da imposição da retirada do sinal analógico, o sucesso do novo sistema depende da maneira como o brasileiro receberá a tecnologia e de sua disposição para comprar o conversor, cujo preço, ainda desconhecido, ficaria entre R$ 400 e R$ 800. “Foi um desafio para o grupo partir de um assunto onde existem muito mais dúvidas do que certezas”, ressalta a aluna.
O outro grupo –– formado por Flávia Gutierrez, Renata Maggian, Talita Dorini, Lilian Santos, Kátia Nóbrega de Souza, Hellen Sferra e Rose Campos –– destacou a interação com o leitor a partir da revista Sou + Eu, lançada em novembro de 2006 pela Editora Abril. A publicação tem um projeto editorial inédito no Brasil: as matérias são todas escolhidas pelo leitor, que participa mandando sugestões de pauta por meio de carta ou e-mail para a redação.
Fonte: Jpjornal
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário