segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

TV digital é tema de trabalho

Os projetos experimentais do curso de jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) –– que concorrem ao Prêmio Losso Netto 2007 –– tiveram como tema na noite de ontem a TV digital e a interatividade com o leitor.

Os grupos que se apresentaram a partir das 19h30 no salão verde do campus Taquaral abordaram a TV digital regional e a revista Sou + Eu. O primeiro grupo –– formado por Carina Padovani, Débora de Souza, Tássia Nicolau, Hélio Francis, Daniel Perondi, Sérgio Moreira, Murilo Laranjeira e Débora Laranjeira –– teve de fazer um exercício de hipóteses a partir da instalação da TV digital em sistema experimental na cidade de São Paulo a partir de 2 de dezembro. “Para a gente foi um pouco difícil porque outros grupos trabalharam em cima de questões práticas e nós tivemos de analisar uma promessa. É que o sistema está só no começo e na região ainda nem foi muito discutido, a grande maioria dos telespectadores ainda tem poucas informações”, conta Carina.

De acordo com o grupo, apesar da imposição da retirada do sinal analógico, o sucesso do novo sistema depende da maneira como o brasileiro receberá a tecnologia e de sua disposição para comprar o conversor, cujo preço, ainda desconhecido, ficaria entre R$ 400 e R$ 800. “Foi um desafio para o grupo partir de um assunto onde existem muito mais dúvidas do que certezas”, ressalta a aluna.

O outro grupo –– formado por Flávia Gutierrez, Renata Maggian, Talita Dorini, Lilian Santos, Kátia Nóbrega de Souza, Hellen Sferra e Rose Campos –– destacou a interação com o leitor a partir da revista Sou + Eu, lançada em novembro de 2006 pela Editora Abril. A publicação tem um projeto editorial inédito no Brasil: as matérias são todas escolhidas pelo leitor, que participa mandando sugestões de pauta por meio de carta ou e-mail para a redação.

Fonte: Jpjornal

Nenhum comentário: