domingo, 16 de dezembro de 2007

TV Digital só deve chegar a Natal em 2009

Acontece neste domingo a realização da primeira transmissão de um sinal de TV digital (TVD) no Brasil, com um sinal que poderá ser captado por televisores em São Paulo, que possuam os aparelhos específicos para o recebimento do sinal. Nas demais capitais, o sinal deverá chegar paulatinamente, a partir do ano que vem. Em Natal, por exemplo, a estimativa é que a tecnologia chegue semente em 2009. Mas o sistema tem um toque potiguar desde o seu nascedouro.O desenvolvimento da tvd no Brasil faz parte de uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Comunicação, que implantará uma nova tecnologia em televisão no país. Professores e alunos do curso de engenharia da computação e informática, e do curso de matemática aplicada da UFRN participaram intensamente da realização do projeto, tendo desenvolvido novas tecnologias e capital humano para essa nova realidade em comunicação.

A equipe potiguar, numa parceria com outros centros de produção de tecnologia, foi responsável pelo desenvolvimento de sistemas de hardware e software que possibilitarão que o novo sinal digitalizado das emissoras possa chegar às televisões comuns. A UFRN trabalhou em 3 grupos distintos, com recursos de R$ 80 milhões, vindos do Governo Federal, tendo ajudado no nascimento do set-top box, um aparelho receptor que transforma ondas analógicas em sinais digitais.

Segundo o professor Luis Marcos, do curso de Engenharia da Computação, o set-top box funcionará como um computador, com processador, HD e placa mãe, o que proporcionará não só que televisores analógicos recebam o sinal digital, mas também será capaz de integrar-se com a internet e outros aparelhos de mídia. ‘‘As pessoas terão um computador na televisão, podendo baixar programas e acessar a internet utilizando o controle remoto’’, afirma. A conexão com a internet poderá ser realizada por linhas telefónica, linhas diretas de acesso ou pelo celular. Neste último caso os custos seriam baixissímos, de apenas R$ 0,2 para enviar informações.

Entre as possibilidades que a TVD irá oferecer está por exemplo, a compra pela televisão, o que irá gerar uma nova visão sobre o marketing na TV. Será possível, por exemplo, comprar em tempo real um produto que está sendo utilizado por um personagem de novela. Além disso a nova tecnologia possibilitará integrar todos os aparelhos da casa em um único computador, podendo inclusive realizar ações como apagar luzes ou ligar o microondas.

Uma outra iniciativa que surgiu em Natal foi a fábrica de softwares, hoje localizada na Paraíba, que está desenvolvendo novos programas para serem utilizados com a tvd. Segundo o professor Marcos ‘‘o objetivo da fábrica é preparar o mercado para a tv digital. Sendo que as fábricas de eletrodomésticos é que irão repassar os programas para o consumidor’’. A fábrica de softwares é resultado de pesquisas iniciadas no Rio Grande do Norte em 1997, no entanto apenas em 2003 a realidade para a tvd começou a ser formada para que os resultados de hoje fossem possiveis, além de ter se tornado um importante centro para o desenvolvimento da televisão digital pelo Brasil.

Entre os projetos que estão sendo desenvolvidos dentro da UFRN para tv digital está uma nova proposta para educação a distância (EAD), promovendo uma interatividade mais direta entre professores e alunos. Vários editais em pesquisa já estão sendo lançados para promover mais melhorias com relação à tecnologia e conteúdo para televisão. Acadêmicos de outras áreas começam a interessar-se cada vez mais pelas vantagens da tvd e já iniciaram contato com a equipe da UFRN. De acordo com o professor do Curso de Radialísmo da Universidade Federal, José Carlos Aronchi, apesar das emissoras de televisão ainda não estarem desenvolvendo novos tipos de programas para essa nova realidade, as academias já estão formando profissionais capacitados para essa nova realidade.‘‘Mostras tecnológicas sobre o tema já estão sendo realizadas com novas propostas para a televisão, uma vez que a tvd só poderá existir com conteúdos mais densos e variados’’ afirma.

Fonte: Diariodenatal

Nenhum comentário: