terça-feira, 25 de agosto de 2009

TV Digital: O som e a imagem do futuro ao alcance de todos

MANAUS - Você já imaginou fazer compras, estudar para uma prova de matemática, ajustar a temperatura de casa, conferir os jogos do campeonato brasileiro enquanto assiste à novela das oito ao mesmo tempo, e melhor ainda, fazer tudo isso usando somente o controle remoto da TV? Parece filme de ficção, mas os especialistas garantem que esta realidade não está mais tão distante.

- Vai ser muito bom quando nós pudermos interagir diretamente pela TV. É mais comodidade e não precisaremos sair de casa para fazer as coisas. Mas, mesmo sabendo que as TVs de alta tecnologia vão ser unanimidade no mercado em algum tempo, vou preferir comprar o conversor (set-up box), enquanto durar a vida útil da minha TV analógica, afirmou o estudante Paulo dos Santos.

Para Fábio Santos, pesquisador do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), e professor da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com a TV digital haverá maior flexibilidade para oferecer uma numerosa quantidade de programas de TV, denominada multiprogramação. Além disso, a nova tecnologia permitirá um avanço de alta qualidade de imagem, som, acesso à Internet e principalmente a possibilidade de execução de aplicativos interativos.

- A TV Digital consiste em um sistema de radiodifusão televisiva composta por um conjunto de tecnologias que permite a transmissão de sinais digitais (vídeo, áudio e software) para unidades de recepção (que poderá ser um dispositivo fixo, móvel ou portátil) do consumidor. Além disso, o sinal da TV Digital é menos sensível a interferências e ruídos, conhecidos como “fantasmas”, o que reduz a qualidade da imagem percebida, afirma o pesquisador Fábio Santos.

O conceito de TV digital surgiu de pesquisas realizadas no Japão na década de 70 voltadas para o desenvolvimento de tecnologias de suporte a TV de alta definição (HDTV) capazes de proporcionar ao usuário a possibilidade de ter uma experiência similar, no que se refere a imagem e som, daquelas experimentadas pelos usuários na sala de um cinema. Aqui no Amazonas, esta interatividade está prevista para acontecer até meados de 2010.

Prós e Contras

O pesquisador Fábio Santos destaca ainda que uma das vantagens com o avanço da tecnologia da TV Digital interativa (IDTV) ou TV Interativa (ITV), é que os telespectadores poderão interagir com a TV e desempenhar um papel pró-ativo.

- Uma grande parcela da população brasileira que não tem computador vai poder utilizar serviços digitais relevantes, salientou.

A abundância de interatividade ainda poderá afetar os padrões de consumo da maioria da sociedade que não possui elevado poder aquisitivo.

- Os receptores estão com preços acima do previsto, e os preços devem variar de acordo com o modelo do receptor ou da TV fabricada para nova tecnologia, alertou Santos. Ele estimou ainda que a transmissão digital em escala poderá consumir cerca de 15 anos.

Digitalização

Na última sexta-feira (21), o presidente da Rede Amazônica de Televisão, jornalista Phelippe Daou e o Diretor de Jornalismo, jornalista Milton Cordeiro, visitaram o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Francisco Auzier Moreira, na sexta-feira (21), para entregar pessoalmente o convite para a cerimônia de Digitalização da emissora, que acontecerá dia 31 de agosto, às 18h30m, no Studio 5.

- Quando nós inauguramos a TV Amazonas estávamos na época das cores. Por isso fomos uma das primeiras televisões que funcionaram em cores no País. No Norte e Nordeste fomos a primeira. Agora nós temos a felicidade de pegar uma outra mudança histórica: a fase digital, explicou Phelippe Daou.

Fonte: Portalamazonia

Nenhum comentário: