sexta-feira, 8 de maio de 2009

Senadores chilenos pressionam Michele Bachelet sobre a definição de TV Digital

Os senadores chilenos Guido Girardi e Carlos Cantero pediram pressa ao Poder Executivo do país, presidido por Michele Bachelet, para uma definição em torno do padrão de TV Digital a ser adotado pelo Chile. Os parlamentares são integrantes da Comissão de Transportes e Telecomunicações e receberam a delegação brasileira, no final de abril, que apresentou o sistema nipo-brasileiro adotado no Brasil.

De acordo com a agência de notícias UPI, o senador Cantero lembrou que o seu país está discutindo um padrão de TV Digital desde 2006. No Chile, assim como no Brasil, a definição da norma é de competência e responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, mas o senador considera necessário ampliar as discussões com o Congresso Nacional.

Diferenças
O Chile analisa três padrões: o americano (ATSC), que permite alta definição de imagem (MPEG2), mas não a transmissão e recepção em aparelhos portáteis, como celulares e computadores. O europeu (DVB) que assegura a portabilidade e mobilidade, também em MPEG2, mas sem alta definição e com o desembolso pelo consumidor para as operadoras de telefonia celular.

O modelo nipo-brasileiro (ISDB-T) possibilita a recepção aberta do sinal digital de TV em alta definição, portátil e móvel, de maneira gratuita pela população, com melhor qualidade de compressão do sinal (MPEG4).

*Com informações do Ministério das Comunicações

Fonte: Wnews

Um comentário:

DTV GYN disse...

Gostei do Blog.
Também tenho um:
http://tvdigitalgyn.blogspot.com/