terça-feira, 3 de março de 2009

Costa: América Latina deve adotar padrão japonês de TV digital

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse há pouco que até início de junho deste ano alguns países da América do Sul tomarão sua decisão sobre a escolha do padrão de TV digital. A expectativa do governo brasileiro é a de ampliar para outros países o mercado de conversores e televisores digitais que utilizam o sistema brasileiro, com base no padrão japonês.
Técnicos do governo apostam que a adesão ao sistema de TV digital do Brasil poderá começar com a Argentina, na visita que a presidente Cristina Kirchner, fará ao Brasil no dia 20 deste mês. O objetivo do governo brasileiro é atingir uma produção em escala, tornando mais barato o preço dos equipamentos.

"Temos boas chances de em dois ou três meses ter uma série de decisões importantes com relação à América do Sul", afirmou o ministro em entrevista coletiva.

O governo brasileiro está negociando também com outros países, como Peru, Chile e Venezuela. Na semana passada o ministro Hélio Costa esteve em Lima, conversando sobre o assunto com o presidente peruano Alan Garcia. Na comitiva brasileira estavam representantes das empresas Linear e Proview, que já atuam no Brasil.

Segundo Costa, as duas empresas se propuseram a montar no Peru duas fábricas para produzir transmissores e conversores de TV digital. O ministro disse que o governo peruano deu sinais de que vai adotar o sistema brasileiro.

As negociações, de acordo com o ministro, também estão adiantadas com o governo do Chile e da Venezuela. Ele informou ainda que uma equipe de técnicos do governo brasileiro está hoje em Cuba discutindo o assunto.

O padrão japonês foi adotado pelo Brasil em 2006, ao qual foram incorporadas inovações tecnológicas brasileiras. A TV Digital estreou no Brasil em dezembro de 2007, e está instalada em 10 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A previsão do governo é de que até o fim deste ano todas as capitais dos Estados tenham sinal de TV digital. Até 2016, todo o País terá acesso ao novo sistema.

Fonte: Ultimosegundo

Nenhum comentário: