segunda-feira, 7 de abril de 2008

TV Digital falha em 33% de SP, diz estudo

Um estudo da Philips mostra que o sinal digital das TVs abertas é falho em 33% dos 103 pontos da Grande São Paulo medidos pela empresa. Com isso, a cobertura da TV digital só é satisfatória em 2 milhões dos 5,5 milhões dos domicílios da região metropolitana, informa o colunista Daniel Castro em reportagem publicada neste domingo pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

O estudo mostra que, dependendo da localização do televisor e do material usado no imóvel (paredes muito grossas, por exemplo), o usuário pode ter que instalar uma antena externa para receber um bom sinal.

Em trechos de bairros como Alphaville (Barueri, oeste da Grande São Paulo), Morumbi (zona sul), Chácara Santo Antônio (zona sul) e quase toda a região do ABC, a antena externa é obrigatória para a recepção de determinadas emissoras.

Na zona leste, há grande zona de sombra, sem sinal das TVs, no vale da avenida Jacu-Pêssego. Na zona norte, o sinal 'morre' na serra da Cantareira. O Rodoanel (a oeste), a Cantareira e a Jacu-Pêssego funcionam como divisa: a partir dessas vias, a TV digital é temerária. As emissoras contestaram o estudo.

Fonte: Folha

Nenhum comentário: