segunda-feira, 7 de abril de 2008

Transmissão da TV digital em BH começa na 2ª feira

Rede TV antecipa em três meses o início da nova tecnologia

Ana Paula Pedrosa

A Rede TV será a primeira emissora a colocar no ar o sinal digital de televisão em Belo Horizonte. A emissora vai abrir a tecnologia depois de amanhã, pelo menos três meses antes do previsto e 15 dias antes da expectativa mais otimista do ministro das Comunicações, Hélio Costa.

O cronograma inicial previa o início das transmissões comerciais somente em junho. Antes disso, as emissoras fariam testes com o novo sinal. Ontem o ministro anunciou que o prazo havia sido antecipado para o fim deste mês.

"Estamos programando para o dia 25, o início das transmissões da TV digital em Belo Horizonte", disse Costa. De acordo com ele, no próximo dia 15 duas emissoras iniciariam os testes e dez dias depois três redes de televisão colocariam o sinal à disposição dos telespectadores.

Fora a Rede TV, a maioria das emissoras foi pega de surpresa pela declaração do ministro. Somente a TV Globo confirmou que iniciará as transmissões no dia 25. As outras, sequer iniciaram os testes.

"Não sabemos de qual emissora o ministro está falando", disse o diretor de tecnologia da Record, José Marcelo Amaral . A rede deve começar as transmissões comerciais em junho.
"Estamos acelerando o que é possível para entrar o quanto antes, mas essa data de 25 de abril eu desconheço", afirma o gerente técnico da Alterosa, Luis Eduardo Leão.

A previsão é entrar com o sinal digital oficialmente ainda no segundo semestre deste ano.
A Band informou que irá iniciar as transmissões no primeiro semestre, mas não em abril.
Belo Horizonte será a segunda cidade do país a ter o sinal digital de TV. A primeira foi São Paulo, onde as emissoras marcaram o início da nova fase com uma transmissão conjunta em dezembro passado.

Para assistir TV com o sinal digital é preciso ter um aparelho compatível com a tecnologia ou um conversor que é acoplado ao aparelho comum.

O maior diferencial da TV digital é a qualidade do som e da imagem, semelhantes aos de cinema, principalmente nas transmissões em alta definição.

O sistema também tem mobilidade e permite ao espectador assistir gratuitamente aos canais abertos. Para isso podem utilizar TVs portáteis ou celulares compatíveis com a tecnologia que chega a capital.

Fonte: Otempo

Um comentário:

Unknown disse...

tenho um receptor digital mas ele ta travando muito na antena comum . o que pode ser feito para nao travar mais