terça-feira, 1 de abril de 2008

Fundação Nokia de Ensino capacita seus professores nas tecnologias da TV digital de alta definição

A Fundação Nokia de Ensino (FNE) está capacitando seus professores nas tecnologias da TV digital de alta definição. O programa de treinamento inclui a participação de especialistas em análise de processamento do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). A primeira capacitação ocorreu no início deste mês para uma equipe dos cursos de nível médio das áreas de telecomunicação, informática, eletrônica e mecatrônica.

O primeiro instrutor convidado foi o professor William Sakata, da divisão de instrumentação da Hewlett- Packard (HP). Ele orientou a operação de equipamentos de TV digital que foram adquiridos pela FNE para seus laboratórios. Os materiais incluem gerador de sinal e analisador de espectro padrão SBTVD, que é baseado no sistema japonês ISDB-T (sigla em inglês para Transmissão Digital de Serviços Integrados – Terrestre) e osciloscópio de alta freqüência. A atividade capacita para a simulação, medição e análise do sinal digital.

O treinamento inicial teve carga horária de 16 horas e seis professores foram preparados. A próxima capacitação ocorrerá no início do próximo semestre. Os conhecimentos adquiridos pelos professores serão repassados aos alunos da FNE nas disciplinas Sistemas de Vídeo; Comunicação Digital; Tecnologia de Comunicação e Redes; e Linguagem de Programação.

“O desenvolvimento de recursos humanos da FNE tem impacto direto na formação dos nossos alunos, preparando-os para atender às novas demandas do mercado, sobretudo, do Pólo Industrial de Manaus, que está entrando na fase da produção de aparelhos preparados para o sinal da TV digital no Brasil”, afirma Edirley Castro, professor e coordenador dos cursos técnicos industriais da FNE.

Sobre a Fundação Nokia de Ensino
A FNE é um dos principais investimentos da Nokia em programas sociais em todo o mundo, proporcionando ensino de qualidade a centenas de jovens em período integral. A instituição é uma escola técnica de nível médio, que oferece cursos profissionalizantes nas áreas de Informática, Eletrônica e Mecatrônica. 70% das vagas são destinadas a alunos egressos da rede pública de ensino e 30% a estudantes de escolas particulares.

Mais informações: www.fundacaonokia.org

Fonte: informedigital

Nenhum comentário: