sábado, 8 de março de 2008

TV Digital: um novo meio de declarar seus impostos

Notícia enviada por Marcela Mattos

PRESS RELEASE

Começou no dia 3 de março a entrega das declarações do Imposto de Renda de 2008, com ano-base 2007. Além da entrega pela internet, o contribuinte pode fazer esse serviço também por meio de formulários e por disquetes, distribuídos gratuitamente pelas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Já para o próximo ano, os brasileiros terão um novo meio de declarar seus impostos: a televisão.

Inaugurada em dezembro do ano passado, inicialmente na Grande São Paulo, a televisão digital tem como um de seus principais objetivos prover a inclusão digital da população brasileira. Com esse intuito, está em fase de conclusão o Ginga, software responsável pela interatividade na TV Digital. A interatividade possibilita a troca de informações do espectador com as emissoras, como a consulta de e-mails e transações bancárias, por exemplo.

Como apenas 18% da população tem acesso ao computador, enquanto aproximadamente 90% tem acesso à televisão, disponibilizar na TV serviços de Governo Eletrônico é algo que facilitará bastante a vida dos contribuintes, não apenas pela acessibilidade, mas também pela simplicidade, já que o manuseio da televisão já faz parte do cotidiano das pessoas.

Através do controle remoto, o contribuinte envia os seus dados para a televisão, recebendo um resumo da declaração, que traz informações sobre o imposto devido ou a restituir, além da quantidade de parcelas e a relação das agências bancárias onde poderá ser obtida a restituição.
Para Marcos Roberto Martins, diretor da Intacto Engenharia de Sistemas, além da abrangência do novo sistema, outro fato relevante será o descongestionamento do site da Receita Federal. “O espectador receberá lembretes informando quantos dias faltam para o prazo final da declaração. Instantaneamente, ele já poderá fazer o cadastramento pela televisão, que de maneira prática e rápida, auxiliará a desafogar os sites desse serviço, visto que a internet é responsável por quase 100% das entregas das declarações.”

O diretor ressalta a importância da atualização tecnológica do sistema televisivo, visto que a atual estrutura ainda não é capaz de suportar tamanha quantidade de informações. Ainda assim, o diretor se mostra bastante otimista, e diz acreditar que tão logo o sistema estará preparado para receber qualquer tipo de informação, tornando menos burocrática e mais abrangente a maneira da população cumprir suas contas com o governo.

Fonte: Itweb

Nenhum comentário: