domingo, 30 de março de 2008

Televisão já está na palma da mão

Novos aparelhos celulares permitem a sintonia de canais abertos no Brasil

Alan Amaral

Os usuários da telefonia móvel no Brasil poderão acompanhar pelo celular toda a programação televisiva exibida pelas emissoras de canal aberto. A novidade, trazida pela operadora Vivo, estará disponível inicialmente em apenas dois modelos fabricados pelas empresas Semp Toshiba e Samsung. De acordo com o diretor de desenvolvimento de terminais da Vivo, Hilton Mendes, os celulares serão compatíveis com o sinal da TV digital brasileira, sendo que nesse primeiro momento eles serão comercializados somente em São Paulo, onde essa recepção já existe. “Vamos disponibilizar essa tecnologia também para outras localidades, na medida em que as cidades forem colocando em operação a televisão digital”, afirma.

Segundo o executivo, o usuário não pagará nada a mais para ter acesso a esse serviço, que estará disponível tanto para clientes pós quanto pré-pagos. Através desse recurso, será possível assistir, pelo celular e em tempo real, a programação dos canais Globo, SBT, RedeTV, MTV, Record, Bandeirantes e Gazeta. “É um sinal com uma excelente definição de imagem e com uma qualidade de som muito boa”, declara.

Para Hilton, a novidade provocará uma mudança no comportamento do consumidor brasileiro, que passará a ter mais liberdade de acesso às informações e a todo o entretenimento disponibilizado pelas emissoras de TV. “Por exemplo, a pessoa poderá gastar o tempo que leva do trabalho para casa assistindo a uma partida de futebol. Essa ferramenta será bastante útil também nas Olimpíadas de Pequim, já que muitos jogos, em função do fuso horário, serão exibidos em períodos onde o usuário está geralmente no trabalho”, observa. Com relação ao preço dos dois aparelhos compatíveis com o sinal da TV digital, o diretor informa que esses valores ainda não foram definidos, embora a idéia seja comercializar, em breve, modelos de outras fabricantes dotados com o mesmo recurso.

Entre os celulares equipados com a nova tecnologia, está o Samsung V820L, que suporta o sinal do padrão brasileiro (ISDB-T). O modelo oferece antena retrátil para TV digital e é compatível com redes 3G, além de contar com display Oled colorido, câmera com resolução de dois megapixels, MP3 player, memória expansível, entre outras funções. Já o aparelho da Semp Toshiba, o CTV41, apresenta uma tela de alta qualidade tipo touch-screen, de 2,2 polegadas, reconhecimento de escrita, câmera de dois megapixels, MP3 player com memória expansível, além de outros recursos.

Com o novo lançamento, a Vivo, que é atualmente a maior operadora de telecomunicações do Hemisfério Sul em número de usuários, torna-se também a pioneira na promoção do sinal digital entre os consumidores de telefonia móvel no país. Controlada pelos grupos Portugal Telecom e Telefônica, a companhia detém hoje a quarta colocação em número de clientes na Bahia, com 23,69% do total de usuários, embora em âmbito nacional seja líder de mercado, com 27,4% de participação.

Fonte: Correiodabahia

Nenhum comentário: