sexta-feira, 7 de março de 2008

SBTV e Sun Microsystems fazem acordo

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), entidade sem fins lucrativos criada para auxiliar na implementação da TV digital no Brasil, e a Sun Microsystems dão um grande passo no fornecimento de uma alternativa acessível para a implementação da interatividade em conversores para TV digital. As organizações acabam de anunciar a assinatura de memorando de entendimento (MoU), unindo esforços no desenvolvimento de plataforma de conteúdo de código aberto, baseada em tecnologia JavaTM para uso no desenvolvimento de aplicativos interativos para televisão digital.

O desenvolvimento em torno da nova plataforma estará disponível por meio do www.ginga.org.br. O grande diferencial da solução é que, além dos fabricantes de equipamentos, os rádiodifusores estarão livres de custos na difusão de conteúdo interativo.

O Brasil está adotando a estratégia de plataforma aberta para reduzir as barreiras econômicas de entrada para população de baixa renda e minimizar os custos de royalty. Há mais de 98 milhões de TVs analógicas e 120 milhões de dispositivos móveis no Brasil. Em 2016, o período de transição terminará e não serão mais permitidas transmissões analógicas de TV terrestre. Um importante componente deste plano é viabilizar que cidadãos brasileiros de todos os níveis econômicos tenham acesso ao novo ecossistema de serviços interativos, que serão fornecidos pela infra-estrutura de TV digital baseada em tecnologia Java.

O acordo permitirá que empresas globais utilizem a tecnologia Java para criar e implementar ferramentas de interface e serviços para TV interativa aos brasileiros que adotarem HDTV e dispositivos móveis para o ISDB-T, padrão brasileiro de TV digital. A tecnologia Java é um componente-chave da nova solução de código aberto e ajudará a viabilizar serviços interativos. A especificação será baseada na mesma plataforma Java já utilizada como base para outros padrões de TV digital amplamente utilizados, incluindo OpenCabel/tru2way, Platform Home Multimedia, GEM-IPTV e Blu-ray Disc/BDJ.

Para ajudar a reduzir os preços de equipamentos e, ao mesmo tempo, oferecer inovação em desenvolvimento de produtos, a especificação está sendo estruturada permitindo implementações deste módulo que pode ser usado livre de royalty e sem custos de licenciamento. A solução interativa será compatível com a atual oferta de middleware do sistema brasileiro de TV digital, conhecido como GINGA, e fornecerá uma alternativa de baixo custo para a tecnologia que está disponível atualmente. GINGA será uma marca registrada mundialmente pelo SBTVD.

De acordo com Roberto Franco, presidente do Fórum SBTVD, como todas as soluções e práticas adotadas pelo Sistema Brasileiro de TV Digital terrestre brasileiro, a especificação desenvolvida em parceria com a Sun representará uma alternativa não só em termos de custo, mas também em benefícios. “As especificações e normas elaboradas no âmbito do Fórum SBTVD seguem a filosofia de optar pelas tecnologias mais atuais, que ofereçam maiores benefícios e sejam disponibilizadas por meio de políticas não-discriminatórias, preço justo e razoável (FRAND). O padrão GINGA flexibiliza o desenvolvimento de aplicativos interativos oferecendo uma plataforma declarativa, baseada em NCL e em JAVA, ambas com royalty-free. Com isso, podemos disponibilizar e popularizar um conversor com recursos de interatividade poderosos e de menor preço”.

“Na Sun, nós acreditamos que dar às comunidades acesso ao código para todos os nossos produtos de softwares potencializará a inovação e acelerará o ritmo de sua adoção. O momento de código aberto e o poder que traz às pessoas na rede, é inquestionável”, diz Richard Green, vice-presidente executivo de Software da Sun Microsystems.

Fonte: B2bmagazine

Nenhum comentário: