terça-feira, 18 de março de 2008

Governo brasileiro faz campanha para promover televisão digital

Preço tem desmotivado brasileiros de aderir à plataforma O Governo brasileiro está a enfrentar dificuldades na implementação da televisão digital no Brasil, plataforma que está a operar exclusivamente na região de São Paulo desde Dezembro. É que a previsão de venda de 100 mil conversores não foi atingida, tendo sido vendidos apenas 30 mil.

Em Abril, as emissões de TV digital vão incluir o Rio de Janeiro e, pouco a pouco, todo o Brasil, mas os consumidores não mostram pressa em mudar de sistema - principalmente porque têm de pagar por um conversor ou comprar uma televisão nova, mais cara e já adaptada ao sistema.

Mesmo assim, o Governo está confiante e mantém a meta de ter, até ao fim de 2010, 14 milhões de aparelhos conectados à TV digital. Para os consumidores, há duas limitações, sendo a primeira o preço. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirma que quer limitar o preço do conversor a 120 euros, mas, no mercado, os preços variam de 200 a 480 euros.

Outro motivo para a pouca adesão à mudança está o facto de, mesmo sem TV digital, a imagem das televisões ter melhorado bastante nos últimos tempos, o que faz com que muitos utilizadores se contentem com o seu aparelho, não vendo sentido em investir mais.

Face ao pouco interesse, o Governo planeia lançar uma campanha pública para estimular os espectadores a optar pela TV digital. Esta tentará convencer as pessoas das vantagens da mudança, como melhor imagem, maior interacção com as emissoras e até a possibilidade do uso da TV para jogos e outros fins.

A médio prazo, no entanto, a TV digital será implementada, pois os novos aparelhos já terão a moderna tecnologia e, um dia, todos os aparelhos serão digitais. Actualmente, no Brasil, existem 90 milhões de aparelhos de TV a funcionar no sistema analógico, que deverá continuar convivendo com o sistema digital até Junho de 2016. Um comunicado do Governo conclui: " O sinal está robusto e a cidade está bem coberta. O problema é o baixo número de receptores e conversores digitais vendidos."

TV Brasil foi aprovada

Após meses de negociações, o Governo conseguiu aprovar no Congresso a criação formal da TV Brasil - que já opera, na prática, há três meses. Para o presidente Lula, será um canal público, de prestação de serviços e neutral, tendo como modelo a inglesa BBC. Para a oposição, será uma estação estatal, destinada a dar apoio ao governo do momento.

Segundo analistas independentes, todos os governos recentes lamentaram o facto de serem obrigados a manter boas relações com os grupos que controlam a comunicação - principalmente a Globo, que lidera a audiência há décadas - até para poderem divulgar os temas governamentais. Estes observadores con- sideram positivo que os governos disponham de meios para apresentar a sua verdade, em caso de intransigência das redes comerciais.

Fonte: Dn.sapo

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