quinta-feira, 13 de março de 2008

Como vão ser a TV e os telemóveis dos próximos anos?

2009 será ano de mudança, garante especialista

Se este ano deverá apresentar novos rumos para a tecnologia, 2009 é que será o período de grandes mudanças na oferta de novos produtos. Pelo menos, no que diz respeito à tecnologia de televisão e telemóveis.

De acordo com o porta-voz da YDreams, António Câmara, o mercado norte-americano está a postos para uma revolução no próximo ano ao nível da Televisão Digital Terrestre (TDT), dado que em Janeiro o país sofre o switch off, apagamento do sinal analógico, que, na União Europeia, só deverá chegar em 2012.

«As grandes empresas que fazem computadores vão passar a fazer televisões», prognosticou António Câmara à Agência Financeira.

A lógica actual, baseada num browser (ou navegador, programa utilizado para visualizar as páginas escritas em formato HTML como o Netscape ou o Internet Explorer), tende a desaparecer dos ecrãs, até porque «ninguém tem paciência para fazer uma pesquisa tão pouco imediata», refere António Câmara.

Espera-se, por isso, uma revolução ao nível da velocidade no acesso aos conteúdos.

Telemóveis querem-se grandes

Para o responsável da YDreams, as mudanças dos próximos anos são também esperadas ao nível dos ecrãs dos telemóveis.

Segundo António Câmara, o sucesso do iPhone deve-se em grande parte às dimensões do seu ecrã táctil, acima da média.

«Haverá inúmeros modelos, lançados pelos concorrentes da Apple, que irão no sentido de ter ecrãs maiores», explicou.

Apesar de 2009 se apresentar como de grandes mudanças nos Estados Unidos, o seu efeito em Portugal não será imediato: «Aqui as coisas demoram sempre um bocadinho», rematou António Câmara à AF.

nAgenciafinanceira

Nenhum comentário: