Exigência do governo federal, de que os celulares que se beneficiarem do Processo Produtivo Básico (PPB) tenham acesso à TV, conta com a aprovação da Abinee.
Por Taís Fuoco e Vinicius Cherobino, do COMPUTERWORLD
O governo federal tem negociado semanalmente com as fabricantes de aparelhos celulares para que os modelos de terceira geração (3G) tenham benefícios fiscais dentro do Processo Produtivo Básico (PPB) a que hoje já têm direito os itens de informática, como microcomputadores.É exigência do presidente Lula, no entanto, que, para acesso ao PPB, esses modelos de telefone suportem o sinal do padrão brasileiro (ISDB-T) de TV Digital, com tecnologia oneseg.
Humberto Barbato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), afirmou hoje (04/03), em encontro com a imprensa, que concorda com a exigência e que a indústria de modo geral está prestes a fechar acordo nessa questão.
"Concordo plenamente porque, caso contrário, o benefício fica restrito apenas a uma parte do mercado", disse Barbato. "Se o governo dá um benefício, a indústria tem de entrar com alguma contrapartida", completou.
A Samsung, inclusive, apresentou hoje em Campinas (SP) o primeiro modelo que ela irá fabricar de celular 3G com transmissão de TV Digital. O aparelho, segundo a companhia, foi desenvolvido em parceria com a Vivo e será vendido por esta operadora por um preço de cerca de 1,6 mil reais.
Oswaldo Mello, diretor de telecomunicações da Samsung, informou aos jornalistas que a expectativa da companhia é vender 50 mil modelos deste primeiro aparelho. Além da Vivo, a compnhia espera fechar a venda do telefone para outras operadoras "em menos de um mês", segundo o executivo.
Este primeiro modelo da Samsung ainda não conta com benefícios do PPB, que a indústria espera conseguir a partir do acordo com o governo federal.
A Vivo também terá um celular da Semp Toshiba com suporte à TV Digital. A companhia não informou o preço sugerido, mas divulgou, em um comunicado à imprensa, que os dois aparelhos chegam inicialmente às lojas de São Paulo em abril, onde a TV Digital já está disponível, e nas demais localidades na medida em que as emissoras coloquem em operação o sinal de TV Digital.
Fonte: Computerworld



Nenhum comentário:
Postar um comentário