O CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações implantou o projeto piloto do SAPSA - Serviço de Apoio ao Professor em Sala de Aula, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Janilde Flores Gaby do Vale, em Hortolândia (SP). O sistema de TV Digital Interativa, que está em operação há cinco meses por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal de Hortolândia, é o primeiro experimento brasileiro para avaliar a potencialidade da interatividade em plataformas de TV Digital.
A solução, implantada com o objetivo de validar o serviço em campo, está operando sobre a rede WiMAX da prefeitura desse município.
O SAPSA foi concebido para oferecer aos professores recursos audiovisuais em tempo real, como material de apoio às atividades em sala de aula. Esse serviço está sendo desenvolvido no âmbito do projeto SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital, conduzido pelo CPqD com recursos do FUNTTEL do Ministério das Comunicações.
Por meio de um Set-Top Box conectado à rede WiMAX (especificamente no caso de Hortolândia) o professor poderá, sob demanda e com simples comandos de um controle remoto, mostrar determinados conteúdos pedagógicos audiovisuais, como filmes, documentários e material multimídia, que ilustrem o que foi explicado durante a aula. Sendo assim, o professor é capaz de reforçar o ensinamento convencional de forma prática, a partir de uma navegação muito simples, localizando os tópicos relacionados às disciplinas e aos temas desejados e utilizando a linguagem televisiva, que é bem dominada pelos alunos.
Com o serviço, as escolas poderão ter resultados mais efetivos na transmissão de conhecimento aos alunos, modernizando seus métodos de ensino e utilizando materiais didáticos atualizados e adequados à diversidade cultural do país. Todo o conteúdo está sendo apresentado em sala de aula por meio de uma TV de 29 polegadas.
"Esse experimento será primordial para o aperfeiçoamento das características e expansão da interatividade da TV Digital, sendo o primeiro passo para torná-la uma ferramenta funcional ao alcance de toda a população. Além disso, o SAPSA é compatível com várias plataformas tecnológicas, como TV Digital Terrestre, IPTV e TV a cabo", finaliza Juliano Castilho DallAntonia, diretor de TV Digital do CPqD.
Fonte: B2bmagazine
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário