Novo celular da Apple e método revolucionário de transmissão televisiva são destaques do ano
Na retrospectiva tecnológica de 2007, dois lançamentos fizeram os mercados de todo o mundo tremer, por causa das revoluções que prometem: o iPhone, novo celular da Apple, e a TV digital, que foi lançada em dezembro no Brasil.
No entanto, são duas novas realidades tecnológicas que ainda parecem muito distantes dos brasileiros.
A TV digital chegou ao país muito mais cara do que as promessas feitas pelo Governo Federal. O iPhone vem causando furor pelo mundo desde que começou a ser vendido, em junho, nos Estados Unidos.
Promessa esquecida
A promessa da TV digital chegou ao Brasil como uma tecnologia revolucionária e de fácil acesso. Quando anunciou o sistema, o ministro das Telecomunicações, Hélio Costa, divulgou uma estimativa de preço de R$ 100,00 para o modelo mais básico de conversor.
O choque para o consumidor veio pouco depois. Os primeiros modelos lançados custam entre R$ 500,00 e R$ 800,00. Preços nada populares e com pouco incentivo para os brasileiros que já possuem TV a cabo.
Revolucionário
O iPod (player de áudio digital) lançado pela Apple com o nome de iPhone revolucionou a comunicação mundial, principalmente no mercado da telefonia móvel.
Um dos grandes atrativos do aparelho é que todos os comandos podem ser dados por meio de um simples toque na tela, que capta todos os movimentos gerados pelo calor.
O pré-lançamento do produto causou furor mundial e a dificuldade de acesso ao produto fez com que o mercado clandestino se voltasse ao iPhone.
No Brasil, os primeiros aparelhos chegaram, irregularmente, aproximadamente um mês depois do lançamento nos EUA. O aparelho vem desbloqueado e pronto ao uso.
Fonte: Bomdiasorocaba
quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
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