sábado, 19 de janeiro de 2008

Governo lança linha de financiamento da Capes sobre TV Digital

Em entrevista concedida à Rádio Nacional, o diretor de Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Emídio Cantidio comenta a linha de financiamento de pesquisas para a melhoria da TV Digital.

Segundo Cantidio "A CAPES abriu um edital no final do ano passado justamente para que os grupos de pós graduação que trabalha com a tecnologia avançada na área de TV digital pudesse vir nos trazer boas propostas e conseguir recursos financeiros para justamente poderem trabalhar no desenvolvimento da pesquisa para a melhoria da qualidade da TV digital".

Leia a entrevista ou clique aqui e ouça a matéria

Valter Lima: Nesse ano de 2008 qual é a expectativa com relação a linha de financiamento nesse item da TV digital?

Resposta: A CAPES abriu um edital no final do ano passado justamente para que os grupos de pós graduação que trabalha com a tecnologia avançada na área de TV digital pudesse vir nos trazer boas propostas e conseguir recursos financeiros para justamente poderem trabalhar no desenvolvimento da pesquisa para a melhoria da qualidade da TV digital.

Pergunta: De que forma o senhor define 2007 nesse campo, acima de tudo no campo do financiamento de pesquisa?

Resposta: A CAPES ela é uma agência federal que cuida da pós graduação no Brasil inteiro, tanto na sua avaliação quanto no seu fomento ao desenvolvimento dos cursos e programas. Então munida dessa missão a CAPES vem trabalhando no sentido de desde o começo, ou seja, uma vez definida o padrão de TV digital que nós queremos no Brasil que nós possamos então através de financiamento da pesquisa ajudar o desenvolvimento tecnológico nessa área que vai ser muito importante porque não podemos depender somente da tecnologia ext

Pergunta: E tem muita gente pesquisando esse segmento?

Resposta: Não, é uma área ainda de maior dificuldade no país, mas fizemos os editais, os editais estão ainda abertos até a próxima sexta-feira, e já recebemos algumas propostas interessantes que nós vamos avaliar e até inicio de março queremos estar com tudo isso já financiado.

Pergunta: E quem pode participar o que consta no edital para que o nosso ouvinte possa entender, qual também a importância dessa participação desse campo da pesquisa?

Resposta: O Brasil tem pesquisadores de alto nível nos seus cursos de mestrados e doutorados não só os professores, mas também seus alunos. Então esse edital ele visa justamente apoiar com bolsas com recursos para custeio e mobilidade, esses grupos de pessoas que possam desenvolver tecnologia de ponta pra que a gente possa acompanhar o desenvolvimento do programa digital do Brasil, da TV digital do Brasil. Não só pelo nosso lado que nós já somos muito bom o talento das nossas atrizes e dos nossos atores, mas também com a parte que fica por trás dos bastidores que é toda a tecnologia que tem de se desenvolver na parte tecnológica para que o sinal a qualidade da TV digital brasileira seja melhor em comparação a outras partes do mundo.

Pergunta: Ou seja, se investe na tecnologia, mas também se investe em recursos humanos?

Resposta: Exatamente.

Pergunta: Mas o que é observado em um projeto para que ele possa merecer o financiamento? Quais são os itens básicos desse projeto?

Resposta: A proposta tem que ser coerente. Vamos imaginar que toda a parte de tecnologia de ponta para transmissão, comunicação de Tv desta proposta tem que ter coerência no que está sendo realizado em relação ao currículo dos pesquisadores envolvidos. Teve uma boa coerência, com certeza a proposta será aprovada.

Pergunta: Quando sai o resultado. Já que o senhor disse que segundo o edital, sexta-feira, dia 18, é o prazo que o pessoal tem para apresentar a proposta. Quando sai o resultado?

Resposta: Deve sair dentro de um mês depois de apresentadas as propostas.

Pergunta: O edital consta de que forma os projetos são encaminhados?

Resposta: Sim, de forma detalhada. Qualquer pessoa da área científica, professores, alunos que formem grupos, pois os projetos têm que vir através de programas de pós-graduação. Tudo isso está disponível na página da Capes: www.capes.gov.br.

Pergunta: Através dessa iniciativa o senhor acredita que poderemos ter nossa própria tecnologia no campo da TV digital sem a necessidade de trazer de fora?

Resposta: Exatamente. Temos que associar o que foi decidido em termos de tipo de TV digital que teremos no Brasil para não ficarmos dependentes. Somos muito bons em termos de desenvolvimento tecnológico e, daqui a pouco, vários grupos estarão voltados para o desenvolvimento tecnológico no Brasil.

Fonte: Vermelho

Nenhum comentário: