domingo, 16 de dezembro de 2007

Lula inaugura TV digital em São Paulo

Agência Estado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início oficial, por volta das 20h45 de hoje, às transmissões da TV digital em São Paulo. No rápido discurso, Lula reiterou a linha de R$ 1 bilhão que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai destinar à rede varejista para baratear a venda do conversor que permite a recepção do sinal digital pelos atuais aparelhos de televisores analógicos. Mas frustrou empresários dos setores de eletroeletrônicos e de radiodifusão que aguardavam o anúncio de um pacote de incentivos tributários que promovesse a queda dos preços dos decodificadores.

No discurso, o presidente Lula disse que a TV digital não pode se tornar cara e inacessível, mas deve ser fator de inclusão social. E afirmou que esse novo sistema representa um passo à frente e um salto tecnológico, econômico, social e cultural. "Uma TV gratuita e aberta tem que preservar a inclusão social, o caráter que sempre norteou a televisão aberta brasileira". E continuou: "Será possível assistir TV caminhando na rua, em um banco de praça, é uma verdadeira revolução, vai proporcionar disseminação da cultura brasileira, estimular nossa indústria, gerando emprego, renda e oportunidade para o Brasil."

Ainda no discurso, Lula disse estar convencido de que todo o trabalho que foi feito pelos donos de emissoras, ministros e técnicos permitiu o anúncio de hoje. "Considero hoje um dia histórico para o Brasil e que a TV digital seja acessível para todos os brasileiros".

Fonte: Portalexame

Nenhum comentário: